quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Roteiro de Viagens: Ouro Preto/MG

  ROTEIRO DE VIAGENS é o nome que escolhemos para intitular a parte deste blog, em que falaremos de nossas viagens, trazendo informações, dicas, e eventos. Decidimos começar por um dos lugares que visitamos em uma de nossas viagens técnicas da faculdade: Ouro Preto.

Na porta da pousada em que ficamos. Isabella Melani | Photourism Fotografia


   Localizada no estado de Minas Gerais, a cidade é conhecida por seu importante papel no passado colonial brasileiro, durante o ciclo da mineração, que fez com que núcleos urbanos começassem a se desenvolver pela região, a partir dos bandeirantes e migrantes de outras partes do país que iam para lá em busca de ouro e outras pedras preciosas.

   Ouro Preto - na época Vila Rica - ainda foi palco da Inconfidência Mineira, uma das principais revoltas ocorridas no período do Brasil Colônia e que representa a resistência do povo mineiro às exigências da metrópole portuguesa.


 Isabella Melani | Photourism Fotografia


   O turismo local baseia-se especialmente na apreciação do conjunto arquitetônico da cidade e na visitação dos diversos museus e igrejas que remetem à sua importância histórica, dentre eles, podemos destacar o Museu da Inconfidência que hoje contém um acervo inestimável de obras barrocas, mas também abriga toda a história da inconfidência, inclusive dos poetas e pessoas que participaram do movimento. As  igrejas reúnem a expressão barroca do séc. XVIII no Brasil e a cidade guarda a obra de um dos maiores artistas brasileiros,  Aleijadinho. 

   Ouro Preto ainda conta com eventos culturais ao longo do ano, como o Festival de Inverno de Ouro Preto e o Fórum das Artes de Mariana, que todos os anos recebe artistas conhecidos no cenário musical, e possui atividades de teatro, artesanato e literatura. Além disso, há o Carnaval Estudantil, organizado pelos estudantes universitários, considerado por muitos como o maior do Brasil.


Isabella Melani | Photourism Fotografia

   Não só de história e cultura vive Ouro Preto, a cidade ainda possui em seu entorno atrativos naturais como cachoeiras, cavernas, trilhas e uma mata nativa protegida por parques estaduais, locais propícios para o turismo ecológico e de aventura.


Isabella Melani | Photourism Fotografia


Isabella Melani | Photourism Fotografia



Dicas de viagem:

*Para aqueles que desejam visitar a cidade, preparem-se para andar! Muito! Se você é daqueles para quem dez minutos de caminhada já é muito, talvez esse não seja um destino ideal, mas todo o esforço vale a pena! Além de conhecer igrejas incríveis, a vista de vários pontos é linda e dificilmente encontrada em outros lugares. Outra característica marcante são as ruas beeem íngremes, que exigem um pouco mais do visitante.
Por isso, a principal dica dada para aqueles que desejam visitar a cidade é: não se esqueça dos tênis e calçados confortáveis!!


*Por se tratar de uma cidade com diversos atrativos, o ideal é planejar uma viagem com, no mínimo, três dias, para aproveitar melhor e ter tempo, e assim conhecer o máximo possível. Quando fomos para lá, ficamos apenas uma noite, então foi tudo bem corrido e cansativo, andamos o sábado todo por Ouro Preto e no domingo antes de irmos embora, conhecemos um pouco de Mariana, que faz parte do "pacote" e recomendamos a visita também.


*Não vá a Ouro Preto com a esperança de ficar em um hotel de luxo! O predomínio, na cidade, é de pousadas, e é aconselhável pesquisar um pouco antes de escolher onde vai ficar, pois você pode dar a sorte de encontrar uma pousadinha com uma boa estrutura e atendimento de qualidade, ou uma que não seja tão boa assim e possa causar imprevistos.

___


Enfim, esperamos que tenham gostado das dicas de viagem de hoje. Para conferir mais fotos, acesse a página Photourism Fotografia curta, comente, compartilhe... E aí, já visitou Ouro Preto? Tem vontade de conhecer? Conte para a gente nos comentários!


E aí, Vambora?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário